Como
escolher o pneu!!
É comum os pneus não
durarem nada, quebrarem os gomos ou não
darem a correta tração no barro
e os pilotos saírem por ai dizendo que
o pneu é ruim e não vale nada. O
que acontece é que cada pneu é feito
para um tipo de terreno e se não for corretamente
utilizado ele não terá o desempenho
esperado. Pneus mais macios com os gomos mais
espaçados são para serem utilizados
em superfícies menos consistentes como
lama e areia. Se for utilizado em pisos duros
ele poderá quebrar os gomos e terá
menos tração por que a área
em contato com o solo será menor. Este
tipo de pneu quando gira provoca a expulsão
da lama mantendo a tração mesmo
em situações bastante adversas.
Pneus mais duros possuem os gomos mais próximos
para terem maior área de contato e resistência,
Se forem utilizados em lama, por exemplo, ficará
liso por que a lama não irá se desprender
do pneu adequadamente. Algumas marcas de pneu
possuem uma camada de borracha mais dura por fora
para resistir melhor ao desgaste e na parte interna
dos gomos uma borracha mais maleável para
tornar os gomos mais difíceis de quebrar.
Se você vai comprar um pneu para fazer suas
trilhinhas procure um de uso mais geral (do meio
da tabela) que irá se adaptar aos diversos
tipos de terrenos que existem na sua região,
e observe a estação do ano para
não comprar um pneu para terra dura/cascalho
na época de chuva. Verifique as medidas
do pneu para sua motocicleta, basicamente são
o aro (traseiros 17”, 18”, 19”,
e dianteiro 21”) a largura e a altura. Você
já deve ter percebido que existem pneus
que o aro fica mais próximo do chão,
ou seja é um pneu mais baixo que dá
maior estabilidade a moto e outras que o pneu
é mais alto, protege melhor o aro e evita
furos por ter a câmara mascada.
A calibragem deve ser conferida sempre antes de
sair com a moto, com os pneus frios. Ela varia
com o seu peso, estilo de pilotagem, terreno,
pneu e sua moto. Para terreno seco e duro deve
ser por volta de 14 Lbs, caso tenha muitas pedras
diminua a velocidade ou use uma pressão
maior para evitar que fure sua câmara. Na
chuva 11-10 Lbs. Algumas montadoras como a Honda
recomendam a mesma pressão para os pneus
dianteiros e traseiros(14 Lbs no caso da CR) ou
pode haver uma pequena diferença entre
os dois dependendo da sensibilidade do piloto.
Os spray para reparo instantâneo de pneus
só funcionam em caso de furos pequenos.
Se você andou com o pneu vazio é
capaz de não funcionar. Sempre vale a pena
ter um às mãos. Eles já me
salvaram muitas vezes. Leia as instruções
no rótulo e se o pneu não voltar
a esvaziar no dia seguinte o furo estará
remendado por algum tempo. Eu digo por algum tempo
por que o spray veda o furo entupindo-o e mais
cedo ou mais tarde acabará vazando pelo
buraquinho que ainda estará lá.
Os pneus desempenham uma função
essencial para o trail, o atrito entre a moto
e o solo, para melhorar esse atrito, saiba mais
sobre os pneus:
1. Pneus de cravos baixos e próximos-
normalmente esse tipo de pneus são colocados
pela fábrica em motos trail, eles são
indicados a 60% ao uso off-road e 40% para o uso
street/on-road. São desaconselhados para
o uso em trilhas, pois qualquer piso um pouco
molhado, irá cobrir totalmente os pequenos
cravos, e ainda mais tão próximos.
Por isso, se você usa sua moto apenas para
trilhas, dispense esse tipo de pneu.
2. Pneus de cravos baixos e longes- são
os pneus indicados para o uso em piso seco ou
molhado com irregularidades(buracos, valas...),
porém, se torna ruim em trilhas com atoleiros
fundos ou pisos muito movediços ou escorregadios(brejos,
argila, lama), esse tipo de pneu é de pouca
comercialização, mas a Pirelli e
Michellin fabricam.
3. Pneus de cravos altos e próximos-
são os pneus mais usados pelos trilheiros,
foram feitos para pisos com pouca deformação,
molhado ou seco, enfrentam lameiros com facilidade
mas perdem a eficiência rapidamente, pois
a lama cobre os cravos com facilidade, por serem
próximos, a grande vantagem desse pneu
é a performance em terra abatida, onde
os cravos próximos não atrapalham
na estabilidade da moto com o piso.
4. Pneus de cravos altos e longes- totalmente
indicados para trilhas de grande percurso em atoleiros,
brejos, argila, possui uma tração
eficaz em qualquer tipo de terreno molhado e movediço,
o grande problema desse tipo de pneu é
a pouca aderência em terra abatida, sendo
desaconselhado para trilhas de média e
alta. Em trilhas com grande problemas de piso(buracos,
lameiros, brejos, erosões..como descrito
acima) é o pneu ideal.