Manutenção
da bateria
Da bateria depende,
no caso das motos com partida elétrica, o
arranque do motor da moto. As baterias das motos
estão dimensionadas, devido às condicionantes
de espaço e peso, para facultar o arranque
do motor sendo quase utilizadas no seu limite nesse
instante. Assim, é necessário que
a bateria se encontre sempre em ótimas condições,
para que não surjam surpresas. Existem 2
pontos em que se deve ter especial atenção
na manutenção das baterias: o nível
da água e a limpeza dos terminais.
Em relação ao nível da água
é necessário que este encontre sempre
entre as marcas de máximo e mínimo
inscritas na bateria em todos os elementos. Caso
o nível da água se encontre abaixo
do mínimo em algum dos elementos da bateria,
é necessário destapar o respectivo
elemento e adicionar água destilada até
completar o nível. Nas baterias sem manutenção
(MF-Maintenance Free) não é possível
realizar esta operação.
O outro ponto a ter em atenção é
a limpeza dos terminais da bateria. As baterias
têm tendência a formar depósitos
e acumular zinabre na zona dos terminais. Estes
depósitos podem dificultar a passagem da
corrente elétrica, não permitindo
assim o uso da bateria em pleno. Para limpar os
terminais da bateria, deve-se retirar a bateria
da moto, desligando os terminais (1º o negativo
e depois o positivo) e limpar os terminais e as
zonas mais próximas com uma solução
de água e bicarbonato de Sódio. Depois
de estarem bem limpos, deve-se ainda passar com
um pedaço de lixa fina na zona de aperto
dos terminais da bateria e dos cabos. Para montar
a bateria na moto deve-se apertar os terminais pela
ordem inversa à desmontagem, e não
esquecer de encaixar o tubo de ventilação.
Caso surja a necessidade de carregar a bateria,
esta carga deve ser efetuada com a bateria desligada
da moto, com os orifícios de enchimento abertos
e utilizando um carregador pouco potente (dos mais
pequenos).