Nos últimos tempos, um número
expressivo de motocicletas vem tomando conta das ruas de São Paulo.
Porém, com o crescimento da categoria também aumenta o número de roubos e
furtos de motos.
Por se tratar de um meio de transporte
fácil de se esconder, abandonar ou desmanchar, algumas localidades da
capital tornaram-se pontos crÃticos e com registros de roubos
rotineiros.
Após o roubo, a moto é encaminhada para
uma oficina improvisada, tem o selo de circulação e a placa retirados, o
chassi raspado e a identificação do motor apagada. Depois de passar
pelo processo de desmanche, as peças são vendidas irregularmente para
lojas de autopeças, por baixo custo e sem nota fiscal, repassando os
acessórios para a população.
Outra movimentação ilegal ocorre com as motocicletas que foram detidas em operações policiais. O motociclista
que estiver irregular tem até 90 dias para normalizar a situação. Caso a
moto não seja retirada até o prazo, é colocada em leilão. As que
tiveram danos provocados por acidentes e estão sem condições de conserto
têm suas peças leiloadas e, de acordo com a lei, não poderão voltar a
circular pelas ruas e estradas.
Estratégias mais utilizadas pelos ladrões
De acordo com a PolÃcia Militar
do Estado de São Paulo, existem várias formas de se cometer o roubo de
motos, mas, na maioria das vezes, a abordagem é feita por dois ladrões
ocupando outra moto (condutor
e garupa), os quais fecham o motociclista e o ameaçam, normalmente com
arma de fogo. O garupa assume a moto da vÃtima e os dois fogem.
Não existe nenhuma medida que
garanta 100% a segurança do motociclista, mas a atenção a movimentações
suspeitas, especialmente de uma moto com dois ocupantes o seguindo,
ajuda a evitar o crime. Se isso ocorrer, procure parar num local seguro,
de preferência num posto policial. Caso não haja um por perto, procure
um posto de combustÃvel bem movimentado ou algum estabelecimento que lhe permita o abrigo, e acione a PolÃcia Militar pelo telefone 190.
Segundo a Secretaria de Segurança
Pública, o Ãndice de roubos de veÃculos teve uma considerável queda de
1,3% do primeiro para o segundo trimestre de 2009. Uma maneira
interessante de combater roubos e furtos de motos é utilizada na
Colombia, onde a identificação da placa da motocicleta é gravada no
colete do motociclista. Será que essa estratégia daria certo no Brasil?
Via Expressa, o que fazer?
Caso sua moto seja roubada ou furtada, tome as seguintes providências:
• Ligue imediatamente para PolÃcia Militar, no número 190, passando os dados da moto. Isso precisa ser feito de maneira imediata, pois permite orientar os patrulheiros. Quanto mais tempo demorar o contato, menores serão as chances de recuperação da moto.
• Ligue imediatamente para PolÃcia Militar, no número 190, passando os dados da moto. Isso precisa ser feito de maneira imediata, pois permite orientar os patrulheiros. Quanto mais tempo demorar o contato, menores serão as chances de recuperação da moto.
• Compareça a uma delegacia da PolÃcia
Civil para registrar o boletim de ocorrência. Essa providência não
precisa ser tão imediata quanto a primeira, mas recomenda-se que seja
feita logo para facilitar o trabalho dos investigadores.
Fonte: Policia Militar do Estado de São Paulo
Fonte: Policia Militar do Estado de São Paulo
Se liga!
Dicas que podem ajudar:
- Faça seguro da moto
- Instale alarmes
- Utilize correntes e cadeados
- Insira trancas de segurança
- Monitore a moto com rastreadores
- Faça seguro da moto
- Instale alarmes
- Utilize correntes e cadeados
- Insira trancas de segurança
- Monitore a moto com rastreadores
Pontos crÃticos de furto de motos em São Paulo
• Final da Rodovia Bandeirantes – acesso à s marginais (principalmente nos finais de semana e feriados).
• Acesso à s marginais (principalmente nos finais de semana e feriados).
• Trevo da Anhanguera, próximo ao SBT, entrada para a Vila Jaraguá.
• Av. Rio Branco, Duque de Caxias, Centro – (à tarde e principalmente à noite).
• Av. São João – embaixo do Minhocão – (à tarde e principalmente à noite).
• Rua General Osório – (à tarde e principalmente à noite).
• Rodoanel em toda sua extensão. Simplesmente por não haver muito policiamento e apenas um posto de polÃcia rodoviária após a Castello Branco.
• Na região do ABC Paulista – atenção para av. Lions, rua Brasil, av. Prestes Maia, Corredor ABCD e todas as saÃdas da Via Anchieta a partir do km 14.
Fonte: Associação Brasileira de Motociclistas (ABRAM)
• Acesso à s marginais (principalmente nos finais de semana e feriados).
• Trevo da Anhanguera, próximo ao SBT, entrada para a Vila Jaraguá.
• Av. Rio Branco, Duque de Caxias, Centro – (à tarde e principalmente à noite).
• Av. São João – embaixo do Minhocão – (à tarde e principalmente à noite).
• Rua General Osório – (à tarde e principalmente à noite).
• Rodoanel em toda sua extensão. Simplesmente por não haver muito policiamento e apenas um posto de polÃcia rodoviária após a Castello Branco.
• Na região do ABC Paulista – atenção para av. Lions, rua Brasil, av. Prestes Maia, Corredor ABCD e todas as saÃdas da Via Anchieta a partir do km 14.
Fonte: Associação Brasileira de Motociclistas (ABRAM)
Vacina contra roubo
O principal objetivo dos ladrões de
motos é obter lucro com as peças. Uma das medidas preventivas que pode
ser adota é a gravação dos caracteres da placa nas peças da moto.
Segundo o proprietário da loja Vacina Contra Roubo, Sinval Silva, se o chassi e o bloco da moto estiverem marcados, os ladrões não têm como reutilizar as peças. Sinval trabalhava remarcando chassi, quando decidiu gravar a sua própria moto. O projeto deu certo e ele optou por expandir o negócio. Hoje, atende a uma enorme demanda de motociclistas que possui suas motos devidamente vacinadas.
Segundo o proprietário da loja Vacina Contra Roubo, Sinval Silva, se o chassi e o bloco da moto estiverem marcados, os ladrões não têm como reutilizar as peças. Sinval trabalhava remarcando chassi, quando decidiu gravar a sua própria moto. O projeto deu certo e ele optou por expandir o negócio. Hoje, atende a uma enorme demanda de motociclistas que possui suas motos devidamente vacinadas.
De acordo com ele, além dos selos
especiais refletivos, os caracteres da placa do veÃculo são únicos,
definitivos e de fácil identificação, por isso são gravados nas peças.
“As motos vacinadas passam a ter suas peças registradas e identificadas, impossibilitando a comercialização. Se o ladrão tentar raspar a numeração, danificará a peça por total. Mas por uma questão de confirmação e segurança existe outra identificação interna que é impossÃvel de ser removida”, assegura.
“As motos vacinadas passam a ter suas peças registradas e identificadas, impossibilitando a comercialização. Se o ladrão tentar raspar a numeração, danificará a peça por total. Mas por uma questão de confirmação e segurança existe outra identificação interna que é impossÃvel de ser removida”, assegura.