Conheça um pouco a história do wheeling? - ::: BLOG GS MOTOS CAPACETES :::

11 de nov de 2011

Conheça um pouco a história do wheeling?

Wheeling também conhecido como wheelie ou stunters é um esporte radical praticado com motocicletas, consiste em realizar manobras em que cuja força e equilíbrio são exigidos ao máximo pelos praticantes.

Equipe Força e Ação filiada à ABRAM
O termo wheelie é norte-americano e quer dizer empinar, porém no Brasil usa-se para designar o esporte como um todo.

Surgiu na década de 1970 quando o californiano Doug Domokos descobriu que podia empinar a moto, controlando apenas com o freio traseiro da motocicleta, e passou a fazer exibições de suas habilidades.
Desde então, Domokos conquistou fama mundial e ficou conhecido como The Wheelie King, ou seja, o Rei do Wheeling. No Brasil essa modalidade tem crescido e conquistado um público cativo.

Equipe e Força e Ação filiada à ABRAM
DESCRIÇÃO
Não se tem certeza de quem foram os primeiros praticantes de wheeling no Brasil, mas de qualquer forma tornou-se notório somente na década de 1990. As autoridades ainda tratam como vandalismo quando praticado em lugares não destinados para essa finalidade.
Há falta de apoio por parte de patrocinadores fazendo com que o esporte ainda não consiga a devida notoriedade entre os esportes radicais. A maioria dos pilotos quando atingem certo nível vão para outros países da América do Norte e Europa. Lá encontram apoio por parte de patrocinadores e locais destinados para a prática desse esporte que exige espaço e asfalto de qualidade com medidas de 80 m de comprimento por 25 de largura.
      
O wheeling como prática esportiva no Brasil foi reconhecido em 2010 pelo Ministério do Esporte, maiores informações sobre o campeonato estadual e brasileiro consulte www.abrawheeling.com.br e www.cbwbrasil.com.br.