Hoje o número de motos é absurdamente alto. Temos que nos adaptar com os "novatos" e, para isso, devemos andar corretamente.
Como
os carros não têm passagem e muitas vezes não sinalizam a mudança de
faixa, você deve manter a distância e a velocidade certas. Aí vão
algumas dicas:
1) Não grude na moto da frente, mas não permita um espaço que o motorista desesperado jogue o carro na sua frente.
2)
Não permita que o motoqueiro da frente deixe esse mesmo espaço. Caso
não seja possível estimulá-lo a reduzir o espaço, mantenha uma distância
maior ou ultrapasse e muita atenção.
3) Não prenda a passagem, se o motoqueiro que está atrás de você pilota e corre mais, saia da frente assim que possível.
4) Não se desespere para ceder passagem, mas também não enrole, pois sempre gera confusão.
5) Não tente correr mais do que você consegue, dê a passagem e se aprimore antes de bancar o "piloto".
6)
Olhe nos retrovisores dos carros, pois eles podem indicar quando um
motorista vai mudar de faixa, mesmo que este não sinalize.
7)
Mantenha as mãos no guidão, olhos na pista. Para frente, durante o
trânsito, e no seu retrovisor quando não houver tráfego intenso.
8)
No corredor, diminua a velocidade em curvas, quando passar em pontos de
ônibus ou cruzamentos (com trânsito parado), pois os pedestres
atravessam sem olhar.
9) Andar certo não quer dizer
atrapalhar os outros, se alguém quer passar, deixe, estando certo ou
errado, pois você não é juiz e nem CET.
Não julgue, faça a sua parte sozinho.
Não julgue, faça a sua parte sozinho.
10)
Se você tem medo, não dirija moto. Dirigir moto por necessidade,
economia e com medo resulta em acidente fatal. Seu e dos outros.
Dirija moto por amor, pois aí você realmente estará "pilotando".