Para
enfrentar uma curva devem seguir-se algumas normas básicas, válidas
para todos os gêneros de motos, onde incluímos os atos a cumprir antes
de entrar, no centro e na saída. da curva.
Na estrada encontramos variados tipos de curvas, saiba de algumas: de raio constante, as mais fáceis de negociar; com raio decrescente, talvez as mais complicadas porque “fecham” no final; com raio crescente que se abrem. Cada uma tem as suas características particulares e trajetória própria, mas todas apresentam três pontos vitais para correta e segura abordagem: ponto do começo da curva – momento em que iniciamos a inclinação; ponto do meio – o instante em que se entra no interior da curva, e ponto de saída, que tal como o nome indica, é utilizado para sair da curva até ao regresso da moto à posição vertical.
Na estrada encontramos variados tipos de curvas, saiba de algumas: de raio constante, as mais fáceis de negociar; com raio decrescente, talvez as mais complicadas porque “fecham” no final; com raio crescente que se abrem. Cada uma tem as suas características particulares e trajetória própria, mas todas apresentam três pontos vitais para correta e segura abordagem: ponto do começo da curva – momento em que iniciamos a inclinação; ponto do meio – o instante em que se entra no interior da curva, e ponto de saída, que tal como o nome indica, é utilizado para sair da curva até ao regresso da moto à posição vertical.
As situações de pânico na hora de fazer uma curva,
é por não se ter chegado à velocidade correta da curva, atingem-se
geralmente devido a frenagem tardia, por não conhecer a curva ou outros
imprevistos como manchas de óleo, sujeira, etc..
.Antes de chegar a uma curva devemos ter em mente como efetuar a manobra
e, supostamente, conhecer a curva em questão. Devemos também decidir
qual a velocidade, quando e onde vamos frear, porque nem todos o fazem
de idêntico modo. Realizar tudo isto permite circular com superior
segurança, porque o nosso cérebro passa a coordenar antecipadamente
todas as manobras.
O ponto de
começar deitar é substancialmente atrasado, mantendo a moto pelo
exterior até à altura adequada para tomar o ponto da linha interna, que
pela característica da curva encontra-se mais para frente que em uma de
raio curto. Realizando a trajetória desta maneira e uma vez no ponto
certo, poderemos acelerar com decisão graças ao correto posicionamento
da moto na trajetória. A partir do ponto de aceleração devemos começar a
endireitá-la, procurar o ponto de saída e assim aproveitar o espaço
útil da faixa com a máxima segurança e eficácia.